A carregar...

As zonas de montado têm condições ideais para actividades de lazer como a caça e o turismo. Conjugando este facto com o gosto familiar pela caça e preservação da vida selvagem, optou-se pela integração das herdades em Zonas de Caça Turísticas (ZCT).


As principais espécies de caça menor que se podem encontrar nestas zonas são perdizes, codornizes, patos, pombos, coelhos e lebres.


       



Em termos de caça maior destacam-se os javalis e os corços.


   


 A reintrodução do corço nesta região foi uma experiência com resultados muito gratificantes. Em 2008, o primeiro ano de caça ao corço, um dos exemplares caçados na Herdade do Monte Novo foi Recorde Nacional. A gestão cinegética é feita de forma sustentável, adequando os efectivos às áreas disponíveis.

 

   


No Monte Novo existe uma sala de troféus para apoio às actividades cinegéticas onde, em ambiente familiar, se recebem os visitantes e servem refeições caseiras. 

 

Para além das suas funções económicas e sociais, os montados têm importantes funções ecológicas, dado contribuírem para a preservação da biodiversidade, conservação de habitats naturais e mitigarem o processo de desertificação.


O empenho na preservação deste recurso natural determinou que se tenham realizado experiências no que diz respeito ao tratamento dos solos, projectos de reflorestação e um pastoreio extensivo que não comprometa a renovação natural da floresta.